quarta-feira, 30 de março de 2011

Saiba o que é e-session, fotojornalismo, foto divertida e day after na fotografia de casamento

Foto: Rejane Wolf
E-session

O que é
Abreviatura de “engagement session”, ou sessão de fotos do noivado, em inglês. Como por aqui nem todo mundo fica noivo antes de se casar, o termo se refere a um ensaio fotográfico descontraído, feito antes do casamento.
Como se faz
Os noivos escolhem um estilo ou local e são fotografados em alguns ambientes que remetam ao tema. Vale praia, cidade, a faculdade onde se conheceram, pontos turísticos e outros locais curiosos, como estádios de futebol, mercadões e grandes avenidas.
Dica
“É bacana incluir elementos que façam parte da vida do casal, como hobbies ou lembranças que marcaram sua história”, diz Rejane Wolff. “Teve um casal que se conheceu em um forró. Clicamos os dois em meio a CDs do gênero e aparelhos de som. Já outro adorava frequentar bares, então a sessão incluiu algumas fotos em um boteco, bebendo cerveja naquele copo típico”.
Quem faz
Rejane Wolff: www.rejanewolff.com.br

Foto: Gerson Paes/Alfa Foto
Fotojornalismo

O que é
As fotos posadas saem de cena e dão lugar a um registro mais natural do casamento (clique ao lado para ver galeria).
Como se faz
O fotógrafo precisa estar atento a todos os detalhes do casamento para registrar os momentos mais importantes e memoráveis. Quando mais natural ficarem as fotos, melhor.
Dica
Combine com o fotógrafo os cliques que ele não pode perder: o olhar do noivo no momento em que a porta da igreja se abre, o beijo no altar, as daminhas dançando na festa ou uma chuva de arroz na saída do altar. “Peça para quem está organizando a festa informar o profissional sobre todo o itinerário. Se não, ele pode parar para tomar uma água ou ir ao banheiro bem na hora e, se ninguém avisar, perde o momento”, diz Gerson Paes, da Alfa Foto.
Quem faz
Anna Quast: www.annaquast.fot.br
De Paula Fotografias: www.depaulafotografias.com.br
Alfa Foto: www.alfafoto.com.br

Foto: Gabriela Butcher
Foto divertida

O que é
Um registro para incentivar a expressão da alegria e descontração dos noivos e convidados, que são chamados a fotografar a cerimônia ou a posar e deixar recados para os noivos em cabines especiais (clique ao lado para ver galeria).
Como se faz
Existem várias opções para fazer uma cobertura divertida do casamento. Uma delas é deixar câmeras descartáveis nas mesas dos convidados com um bilhete incentivando-os a registrar a cerimônia. Também se pode usar uma cabine fotográfica ou uma lousa.
Dica
Ofereça adereços como perucas, bigodes, chapéus e outros elementos que ajudem os convidados a revelarem seu lado mais descontraído. “Além de servirem como registro, estas fotos animam as celebrações”, diz Gabriela Butcher, da Dia Positivo.
Quem faz
Fotocabine: www.fotocabine.com.br
Foto-recado/Dia Positivo: http://diapositivo.wordpress.com

Foto: Marcelo Andrade
Day after

O que é
Ensaio fotográfico com os recém-casados no dia seguinte ao casamento ou na volta da lua de mel (clique ao lado para ver galeria).
Como funciona
É uma versão light do Trash The Dress, explica El Grego. “Apesar de, geralmente, acontecerem ao ar livre, neste caso não é preciso sujar o vestido”, diz. É uma boa opção para conseguir cliques estilosos com os trajes, já que, no dia do casamento, o tempo dos noivos e as opções de cenários são limitados.
Dica
Preferem deixar para fazer o ensaio na volta da lua de mel? Neste caso, deixem de lado os trajes de noivos e incorporem elementos que remetam ao grande dia, como a lembrancinha, por exemplo.
Quem faz
Jorge Scherer Fotógrafos: www.jorgescherer.com
El Grego: www.elgrego.net

Para ver a matéria na íntegra acesse: