terça-feira, 29 de março de 2011

Conheça a ferramenta "Content-Aware Fill" do Photoshop CS5

Foto de Beth Barone retocada com a ferramenta "Content-Aware Fill"
Agora ficou mais fácil retirar elementos de uma cena. A nova ferramenta "Content-Aware Fill" presente no Photoshop CS5, permite que você os retire num simples click.
Veja como fazer:
1) Abra a fotografia no Photoshop CS5;
2) Com alguma ferramenta de seleção, abrace a área que gostaria de ver eliminada da foto. Na foto acima selecionei o casal;
3) Agora abra a aba Edit - Fill - Content Aware. Nesta foto deixei a aplicação em Normal 100%. E dê o Ok.
4) Agora é só aguardar. Para minha surpresa a ferramenta transformou a porta numa janela e colocou um vaso no lugar dos elementos.

Segundo Alex Villegas, em matéria publicada na Revista Photos & Imagens, "especialmente em externas, é relativamente grande a quantidade de retoques a serem feitos. Postes, cartazes, fios, tudo isso tem que ser removido e realmente dá um certo trabalho, especialmente quando não há muitas fontes de textura e detalhe "limpas", ou seja, que eu possa utilizar para cobrir os elementos que desejo remover. E, ao contrário do que os vídeos da Adobe sugerem, não há mágica nisso. Embora o algorítimo seja surpreendentemente preciso e realmente poupe muito tempo de retoque, não basta apenas selecionar toda a área a preencher e pronto. O recurso se beneficia muito de seleções mais criteriosas - tente isolar ao máximo possível o objeto que deve ser eliminado: se for um padrão de objetos, faça isso um a um".

Ele diz ainda que "após o trabalho com o Content-Aware Fill, na maioria dos casos ainda sobram algumas áreas que não se combinaram suficientemente bem com o fundo, mas há duas alternativas para lidar com esse problema: reaplicar o Content-Aware Fill nessas áreas ou fazer os acertos manualmente com as outras ferramentas. Mesmo nas situações mais complicadas (...) economizei muito tempo, o que definitivamente incorpora o Content-Aware Fill ao meu arsenal".

Fonte: Revista Photos & Imagens nº 77.