quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Livro: "Fotografia" - Mônica Junqueira de Camargo e Ricardo Mendes (1992)

O livro "Fotografia" é sobre a cultura e fotografia paulistana no século XX e foi produzido pela Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo, originalmente conhecida como IDART, que vem desde 1975 se dedicando a constituir a memória das artes na cidade de São Paulo através da pesquisa e da documentação.

Veja o que disse Teixeira Coelho sobre o livro:
"Uma cidade transforma-se naquilo que a soma de suas representações diz que ela é. Como toda cidade, e como toda grande cidade, São Paulo é personagem principal (ou "mero" pano de fundo) de letras de músicas, cartões postais, filmes e vídeos, pinturas e gravuras, crônicas e romances. Diferentes imaginários são investidos sobre ela, e ela, por sua vez, apresenta-se como um imaginário ônibus sempre renovado em seus trajetos e nas imagens ingulares que transporta. A esse imaginário acostumam-se os habitantes da cidade, que de alguma forma se expõem a algum dos meios de comunicação. A exposição rotineira a esse imaginário acaba por erodi-lo em boa parte de seus significados, fazendo-o passar por "normal" e "simples" quando na verdade de uma e outra coisa ele nada tem. Algumas são representações construídas intencionalmente, e outras, de um modo menos ou mais inconsciente - assim como a percepção dos imaginários por elas construídos se dá ora de modo atento e dirigido, ora através de uma atuação flutuante mais inclinada a enredar-se nesse jogo de encenações do que dele se apossar.


Um dos objetivos que estimularam o lançamento desta coleção foi o de, registrando as representações da cidade, apontar para a matéria desse imaginário, situando-a nos diferentes contextos culturais em cujo interior são geradas suas imagens. Este procedimento dos habitantes da cidade e sua posterior reelaboração, num processo de reforço da significação da cidade, que, de simples signo artificial, passa a símbolo enraizado - operação que permite a aproximação (talvez a união) entre aqueles habitantes através da eliminação da distância entre cada um deles e sua cidade. Esta operação tem muito dos traços de um ritual. Nem por isso deve ser evitada: a vida de uma grande cidade, e numa grande cidade, tem de ser constantemente cultivada; de certo modo, a grande cidade somente continua vivendo se consegue transformar-se em objeto de um culto.

O segundo objetivo desta coleção é o de apresentar-se como fonte de informações sobre a cultura feita nesta cidade e que faz esta cidade. A história desta cultura específica ainda está, em grande parte, por ser feita. Estão frequentemente disponíveis mais dados sobre formas culturais distantes de nós do que sobre aquelas que, por nos sustentarem cotidianamente, surgem banalizadas e não merecedoras de atenção. Propondo-se estes rumos, a coleção compõe-se de volumes nos quais foram praticadas abordagens diversificadas da cultura de São Paulo. No caso de algumas práticas culturais, como a dança, a representação da cidade ocorre de modo abstrato, tornando árdua a tarefa de discorrer sobre ela. Quando isso se dá, a coleção adota o partido de narrar os fatos constituintes dessa prática, deixando para o leitor, num segundo momento e em contato direto com a modalidade cultural discutida, o empreendimento de identificar os imaginários elaborados na fugacidade do ato artístico.

Tratando de discutir essas representações da cidade ou de relatar os aspectos formadores de uma determinada modalidade cultural, os autores desta coleção mantiveram-se alertas quanto à necessidade de adotar uma forma narrativa simples, que se apresenta como uma introdução ao tema de cada volume. O
conjunto de títulos a serem publicados deverá constituir-se em valioso (às vezes único) auxiliar para o ensino e a apreciação da cultura feita nesta cidade. Aos dois primeiros volumes, "Fotografia" e "Dança moderna", outros deverão seguir-se sobre a representação de São Paulo no cinema e nas artes plásticas, bem como sobre a arquitetura da cidade e o desenvolvimento, nela, de um gênero popular: a novela de tevê. Esta coleção teve um ponto de partida definido, mas não tem ponto de chegada: o acervo da Divisão de Pesquisas é amplo e inúmeros outros volumes poderão ser organizados e publicados sobre a forte cultura de São Paulo, reforçando-a."

Este livro pode ser baixado gratuitamente em pdf em: