quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AUTVIS - Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais

AUTVIS é a abreviatura de Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais. Trata-se de uma sociedade sem fins lucrativos, que tem contrato com mais de 30 associações de diversos países, é membro da CISAC – Confederação Internacional de Autores e Compositores -, e é reconhecida pela OMPI - Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Ela licencia imagens de artistas plásticos, fotógrafos, designers, ilustradores, cenógrafos, arquitetos, para que suas obras sejam reproduzidas em livros, catálogos, cadernos, revistas, programas de televisão etc.

Para licenciar uma obra, o artista visual deve se filiar à associação. Ao filiar-se o artista passa a fazer parte do rol de criadores mais consultado por produtores e editores interessados em selecionar obras para ilustrar suas publicações. Através de contratos da reciprocidade a AUTVIS cadastra seus filiados nacionais em diversos países, ampliando as possibilidades de licenciamento de obras. Além disso, no site há espaço para divulgação de obras, workshops e todos os eventos relacionados aos seus associados.
Ao associar-se o artista não tem gasto com filiação e não paga mensalidades, ou seja, ela funciona como um banco de imagens - só que focado no trabalho artístico - que vai vender e negociar seu trabalho.

Para conhecer melhor a associação acesse:
http://www.autvis.org.br/autvis/