segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Conheça o Liquid Light e aprenda a emulsionar papéis e objetos

Fotografia impressa sobre pedra de Rachael Ashe
Você já ouviu falar em Liquid Light?
Trata-se de um produto à base de prata que, ao ser aplicado sobre alguma superfície, transforma essa superfície numa espécie de "papel fotográfico", ou seja, apta a receber uma imagem fotográfica.
Para fazer uso é necessário ter ou improvisar um laboratório fotográfico com todas as condições de luz e manuseio de químicas.

Veja na loja B&H de Nova York o produto à venda:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/45028-REG/Rockland_LLE8_Liquid_Light_Photo_Emulsion.html

Veja no Flickr uma galeria de fotografias feitas com Liquid Light:
http://www.flickr.com/groups/liquidlight/

Fiz uma tradução do manual de instruções do produto o qual estou publicando abaixo para os interessados.

LIQUID LIGHT - EMULSÃO FOTOGRÁFICA
Para Imprimir Fotografias Em Qualquer Superfície

Texto na Embalagem
A emulsão fotográfica Liquid Light tem uma centena de usos em quarto-escuro. Aplique sobre papéis feitos à mão para impressões diferenciadas. Exponha sua fotografia favorita num prato de jantar. Projete a impressão sobre uma tela de canvas para servir de guia para pintá-la. Crie placas decorativas em madeira, metal e telha de cerâmica. Use Liquid Light para sensibilizar virtualmente qualquer material - roupa, metal, papel, plástico, pedra, porcelana chineza, vidro, canvas, mesmo um ovo - então processe rapidamente e facilmente com seu revelador standard para papéis e fixador.

USANDO LIQUID LIGHT - EMULSÃO FOTOGRÁFICA
A Emulsão Fotográfica Liquid Light é um sensibilizador de haleto de prata especialmente criado para aplicar em qualquer material. A exposição pode ser feita via ampliador ou projetor de slide. O processamento é padrão com revelador de papel e fixador endurecedor. Siga estas instruções cuidadosamente para obter durabilidade, arquivando permanentemente impressões sobre todas as superfícies.

Velocidade e contraste: O Liquid Light que você recebeu pode ser relativamente lento e carente de contraste. Como ele envelhece na embalagem por um período maior do que semanas ou meses, ele vai ficando progressivamente mais lento, mas você pode obter o máximo de velocidade e contraste a qualquer tempo adicionando uma pequena quantidade de revelador (solução trabalho), descrita adiante sob o título "Aumentando velocidade e contraste".

PREPARAÇÃO DA BASE
Para boa aderência, o suporte de alguns materiais deverá ser preparado para receber Liquid Light.

Papel e tecido não requerem nenhuma preparação e Liquid Light pode ser aplicado diretamente sobre eles. Tecidos novos devem ser lavados e secos antes da aplicação de Liquid Light. Estes materiais pedem 2 ou + demãos de Liquid Light.

Todos os outros materiais devem receber uma pré-mão de base-de-óleo para melhor aderência (uma das que usam derivados minerais como solvente). A pré-mão pode ser transparente (verniz poliuretano brilhante) ou opaca (alkyd primer paint). Ambas são encontradas em lojas de material para pintura. Aplique em todos os materiais incluindo metal, vidro, cerâmicas, plásticos, madeira, pedra, alvenaria, olaria (barro), etc, e outros materiais "sem água". Deixe a pré-mão secar por uma noite, então aplique Liquid Light.

Outros acabamentos: Liquid Light não terá aderência sobre acabamentos com base de água como pinturas latex acrílicas ou gesso, ou em bases que não sejam oleosas como laca, goma-laca, damar, bases em aerosol spray, etc. Telas de artistas que tenham sido preparadas com gesso à base de água deverão receber uma pré-mão de verniz poliuretano brilhante ou opaco como descrito anteriormente.

Vidros e cerâmicas somente: Estes materiais devem ser preparados como descrito anteriormente, mas um método melhor é usar a tradicional solução fotográfica "subbing", que funde a imagem na emulsão do vidro. Esta solução (subbing) age apenas sobre vidro, cerâmica vitrificada e outras superfícies vítreas como cristal, porcelana, telhas vitrificadas (azulejos) e louça; sobre todos os outros materiais, uma pré-mão à base de óleo é necessária. Para receber um "Subbing Kit", envie $2,00 para Rockland Colloid.

APLICANDO E EXPONDO LIQUID LIGHT

Luz de Segurança: Use uma amarelo-escura, âmbar-médio, ou luz de segurança vermelha quando manusear Liquid Light. Como ele é relativamente lento, Liquid Light pode tolerar uma grande quantidade de claridade de luz de segurança e de tempo de exposição sem velar-se. (Para o máximo de rendimento de luz, o uso de uma lâmpada de vapor de sodium de baixa pressão com filtro âmbar é recomendado; consulte Rockland).

Em temperatura ambiente, a emulsão Liquid Light é um gel sólido. Antes de usar, mergulhe a embalagem num container de água quente (130 graus F ou mais) até que a emulsão fique líquida; isto acontece a aproximadamente 115 graus F (46 C). Não agite a embalagem, bolhas se formarão. A emulsão é homogênea, portanto não é necessário derreter toda a emulsão da embalagem se apenas uma porção será usada. Use containers de vidro, plástico, louça esmaltada ou aço polido. Aço natural, bronze, cobre, aluminio e outros metais podem reagir com a emulsão formando manchas pretas.

Aumentando velocidade e contraste: Para obter o máximo de velocidade e contraste de Liquid Light, adicione uma pequena quantidade de revelador à emulsão. Esta poderia ser uma parte de solução de trabalho (não concentrado) para dez partes de emulsão. (Exemplo: Misture 15cc, ou uma colher de sopa, de solução de trabalho de Kodak Dektol sendo uma parte de revelador para duas partes de água, em 150cc de Liquid Light imediatamente antes de usar).

Aplique Liquid Light com um pincel, uma esponja, uma brocha, um rolo de pintura, por spray ou derramando sobre a superfície e escoando a emulsão. Se usar spray, certifique-se que a válvula não tem nenhuma parte de latão ou bronze. Uma embalagem caseira de spray como a de limpar janelas pode ser usada. Dilua a emulsão com água aquecida como necessário. Materiais porosos necessitam de duas ou mais demãos. Ao mesmo tempo, aplique sobre alguns pedaços de papel ou cartões para servirem como tiras de teste para exposição correta.

Pequenas áreas: A maneira mais fácil de aplicar é derramar um excesso de emulsão, espalhá-lo rapidamente com a ponta do dedo e devolver o excedente à embalagem, deixando emulsão suficiente para formar uma cobertura opaca branca. Após aplicar, ar frio ajudará a fixar a emulsão. Use um ventilador se disponível. Após alguns minutos, a emulsão pode ser exposta e processada.

Áreas grandes: Mantenha a emulsão aquecida num container de água quente de maneira que ela permaneça líquida pelo tempo necessário. Use um pincel suave ou outra forma de aplicação. Depois que a emulsão tenha sido aplicada, ponha no ventilador por alguns minutos, então dê uma segunda mão que corrija as falhas da primeira. Espere fixar, então exponha e processe.

Exposição: Liquid Light pode ser exposto e processado tão logo ele se fixe ou se torne pegajoso, ou espere secar antes de usar. Neste último caso, ele tem que ser seco abaixo da umidade normal e com ar circulante, não numa caixa fechada. Materiais secos podem ser armazenados em embrulhos vedados à luz para uso futuro. Liquid Light necessita exposições mais longas do que os papéis fotográficos convencionais. Uma experiência sugere que o tempo num ampliador em abertura máxima para uma impressão 8x10 é de 20 segundos; determine a exposição correta com uma tira de teste.

Usando um projetor: Para impressões grandes, murais, telas de artistas e outras superfícies de grande formato, quando o ampliador não emite luz suficiente, um projetor de slide pode ser usado. Para limitar a saída de luz e aprimorar a imagem, fure um pedaço de papel preto tendo aproximadamente um quarto de polegada no centro e coloque-o na frente da lente do projetor; ou use filtro polarizador. Devido a alta incidência de luz, negativos coloridos ou P&B podem ser usados no projetor.

PROCESSANDO LIQUID LIGHT

Revele com revelador para papel como Kodak Dektol na solução recomendada para trabalho sendo uma parte de revelador para duas de água. Revele numa banheira como uma cópia convencional, ou se a impressão for muito grande, revele com uma esponja ou pincel generosamente molhada com revelador. (Para uniformizar sua revelação, primeiro umedeça a superfície com água gelada). Para impressões grandes e telas, um teste pode ser feito com um pedaço grande e bem preparado de canvas esticado contendo a solução de processamento.

Interrupção: Banhe rapidamente com água fria por apenas alguns segundos para remover o excesso de revelador. Não use ácido acético para interromper, o qual irá abrandar a emulsão. No lugar de mera água, alguma solução descartada de fixador endurecedor faz um excelente banho de interrupção.

Fixação: Para melhores resultados, use um poderoso fixador endurecedor como o Fixador Kodak. Evite fixadores rápidos, os quais podem branquear a imagem e frequentemente não endurecem a emulsão. Fixe até que todas as áreas brancas da emulsão tenham ficado transparentes e a emulsão se torne resistente e rígida ao toque, cerca de 5 a 10 minutos. (Nota: a função de qualquer fixador é a de retirar todos os componentes da prata não utilizados; por conseguinte, soluções de fixação devem ser usadas generosamente e com agitação).

Lave 10 minutos em água corrente fria após o endurecimento completo. Impressões em Liquid Light se lavam rapidamente porque a água penetra facilmente na emulsão. Um eliminador hypo ou detergente pode ser usado se desejado. Após a secagem, uma impressão enrugada pode ser alisada pressionando-a com uma chapa ou pressionando-a numa montadora-secadora posicionada em baixo calor.

Proteja a superfície apenas de ambientes hostis como o exterior ao ar livre. Normalmente, Liquid Light não requer nenhuma cobertura de proteção. Para melhor proteção, aplique sobre a impressão seca um acabamento em poliuretano a base de água. (Não confunda com o poliuretano a base de óleo usado como pré-mão, desde que o Liquid Light esteja processado a escolha de acabamentos é muito maior e inclui virtualmente qualquer tipo de óleo, água ou aplicações líquidas a base de solvente).

Adicionando côr: A côr e a textura da superfície onde foi utilizado o Liquid Light são visíveis através da luz, o que mantém os tons e padrões do material original. Para adicionar côr, impressões em Liquid Light podem ser tonalizadas com Rockland Selectachrome ou tingidas com Rockland Printing. Tonalizantes em sépia e em selenium comercializadas normalmente também podem ser usadas. Em pintura e escultura, Liquid Light pode ser usado como base para pinturas a óleo, óleos fotográficos, pinturas em acrílico a base de água, ou qualquer outro tipo de pintura ou aplicação.

LIMPEZA
A emulsão Liquid Light não contém químicas perigosas e não requer nenhuma precaução especial para o uso, exceto quando aplicado via spray. Neste caso, use ventilação adequada ou um respirador. Liquid Light que não tenha sido endurecido na fixação pode ser removido com água quente. Emulsões fixadas e endurecidas podem ser dissolvidas com soluções diluidas de branqueadores caseiros como Clorox (Cândida).

PROBLEMAS

Emulsão ficou cinza antes da aplicação: Muito revelador foi adicionado como sensibilizador.
Emulsão fica cinza durante a aplicação: Causado quando a emulsão ensopa o papel por descuido ou negligência.
Bolhas se formam na aplicação: Deixe a embalagem de pé em água quente com a tampa aberta por alguns minutos antes de utilizá-la. Pincele vagarosamente para prevenir o aparecimento de bolhas.
Emulsão fica cinza durante a revelação: A química está contaminada ou velada. Pingue algumas gotas da emulsão num cartão e revele sem expor para testar se está velado. Contaminações aumentam com o passar do tempo, portanto papéis sensibilizados com a emulsão devem ser processados prontamente.
Não há densidade suficiente: Emulsão não foi sensibilizada com revelador. (Também, materiais absorventes como papéis ou roupas podem absorver a primeira camada de emulsão, requerendo uma aplicação extra).
Algumas áreas ficaram mais escuras que as outras: Emulsão secou, depois de aplicada, numa caixa fechada, causando uma revelação desigual. Se for deixar secar antes de usar, esta deverá ser feita em local com ar fresco circulante.
Altas luzes ficaram escuras no fixador: Causado pela emulsão ficando transparente na fixação, deixando transparecer a côr da base onde Liquid Light foi aplicado; ou desleixo na aplicação.
Manchas pretas ou púrpuras surgem após um tempo: Fixação não foi suficiente para limpar as áreas mais densas da emulsão.
Manchas amarelas surgem após um tempo: Fixador não foi suficiente para cobrir toda a impressão ou a agitação não foi suficiente durante a fixação.
Imagem desaparece gradualmente após um tempo: Impressão não foi lavada por tempo suficiente para remover todo o fixador.
Falta de adesão: Superfície não foi preparada corretamente, como o uso de poliuretano cetim ou mate no lugar de brilhante; o uso de óleos de artistas no lugar de "alkyd paint"; o uso de um fixador não-endurecedor.

OUTROS PRODUTOS ROCKLAND

. AG-Plus Emulsion (Emulsão AG-Mais) - AG-Plus Emulsion contém mais haletos de prata do que os encontrados no Liquid Light, portanto uma camada mais fina pode ser usada, o que é vantagem em algumas aplicações comerciais. Ele também tem ligeiramente mais densidade quando visto por transmissão de luz, como através de vidros. Nas outras características, Liquid Light e Ag-Plus são iguais.

. FA-1 for cloth (FA-1 para roupa) - O sensibilizador FA-1 é usado para fazer impressões sobre camisetas e outros trajes porque ele deixa o tecido flexivel. Ele também pode ser usado para recriar processos históricos da fotografia como "vandykes", calótipos, cianótipos  e simular daguerreótipos e platinótipos. FA-1 tem rápida impressão por contato, e requer o uso de uma fonte de luz actínica
como a luz de sol ou "sunlamp" e um negativo de tamanho real para exposição.

. Halo-Chrome Silver Toner (Viragem em Prata) - Halo-Chrome é o único tonalizador de prata pura que transforma a prata metálica sólida das impressões P&B. (Exemplo: uma árvore preta contra um céu branco se transforma numa árvore prata contra um céu branco). A escolha do papel determina se o objeto terá um acabamento prata-espelhado (com papel brilhante) ou um acabamento prata-frio (com papel mate). Halo-Chrome pode ser usado com papéis de fibra ou resinados.

. Printing (Tingimento) - Printing é para tingir impressões de qualquer côr. (Exemplo: uma árvore preta contra um céu branco se transforma numa árvore preta contra um céu azul). Ele pode ser usado com todos os papéis convencionais bem como nas impressões obtidas com Liquid Light, e particularmente com impressões tonalizadas com Halo-Chrome (Exemplo: uma árvore prateada contra um céu azul). Printing existe nas 3 cores primárias que podem ser misturadas, rende 40 ou mais impressões 8x10.

. Process II Monobath (Processo II Banho Único) - Process II Monobath é designado para processar todos os papéis fotográficos Tipo II e Tipo III (aqueles confeccionados para um agente revelador como Polycontrast III) com um único banho. A combinação da ação reveladora-fixadora permite que você mantenha idênticos a densidade e o contraste de cópia para cópia, uma vantagem sobre o processamento convencional de dois banhos, quando se faz múltiplas cópias.

. Selectachrome Toner (Viragens diversas) - Diferente das viragens convencionais de uma só côr, Selectachrome existe nas 3 cores primárias, as quais podem ser misturadas para fazer qualquer côr. (Exemplo: uma árvore preta contra um céu branco se transforma numa árvore verde contra um céu branco). O  multitonalizador Selectachrome pode ser usado em todos os papéis P&B e em impressões feitas com Liquid Light.

. SC-12 Silkscreen Emulsion (Emulsão Silkscreen) - SC-12 Silkscreen Emulsion é um haleto de prata foto-resistente que é usado para fazer uma estampa numa "tela" -um pedaço esticado de seda ou roupa sintética. Após expor a tela no ampliador ou numa "process camera", ela é lavada em água aquecida, deixando uma estampa fotográfica que pode ser impressa através de um rolo com tinta a óleo ou a base de água. Diferentemente de outros processos foto-resistentes, SC-12 é amplamente rápido e versátil.

. Tintype Parlor - Seja seu próprio avô! Vista seus amigos com roupas de época e faça fotos instantâneas com sua câmera-a-moda-antiga, numa autêntica recriação do processo "tintype" do último século. O kit Tintype Parlor contém 5 lâminas "tintype" tamanho 4x5 que você corta com a tesoura para caber em qualquer câmera, mais revelador e fixador especiais - tudo que você precisa para fazer instantâneos fotográficos de ontem com sua aparência e charme únicos.

Rockland Colloid Corp., Box 376, Piermont, New York 10968