quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Restauração de fotos antigas

27/12/10 - Siumara perguntou:
Oi, Beth! Tudo bem com vc? Estou querendo me aventurar por novos caminhos e queria ouvir suas dicas: restauração de fotos antigas. Vc conhece algum curso para me iniciar nesse mundo? Vc sabe também se é possível ($$$) ter um scanner próprio ou para ter boas imagens os scanners são muito caros? Bjo grande!

Beth respondeu:
Oi Siumara, para fazer restauração de fotos o ideal é aprender a mexer no Photoshop, ou seja, fazer um curso que te inicie em manipulação de imagem. Para escanear as fotos que serão restauradas você deve comprar um scanner. Alguns escaneiam apenas a foto impressa em papel, outros escaneiam também transparências (negativos e slides). Aqui em casa eu tenho um scanner doméstico que só escaneia papel, mas me surpreendo com a qualidade pois é possível scannear uma foto com até 1200dpi, o que é bastante. Em geral, as fotos já restauradas são impressas em tamanhos pequenos como 10x15cm, 12x18cm, 20x30cm e esse número de dpis é mais que suficiente. Quando preciso escanear negativos ou slides, recorro aos laboratórios especializados, mas acredito que é possível comprar scanners de papel e de negativo num custo bem acessível.

Existem profissionais nessa área de restauração que, além de fazer esse serviço de escaneamento e manipulação digital de imagem, trabalham com os retoques no próprio original, ou seja, pegam uma foto antiga e com tintas especiais e produtos químicos refazem as  imagens mas acredito que não seja essa sua intenção.