quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mestrado em Comunicação - Anhembi Morumbi

Para quem quer pegar mais pesado, há a opção do curso de Mestrado em Comunicação, uma pós-graduação (Stricto Senso) da Anhembi Morumbi. A conclusão do curso - que exige, ao final, a defesa de uma dissertação - leva à obtenção do grau de mestre.

Todas as atividades, até mesmo as chamadas aulas e disciplinas, estão voltadas para formar pesquisadores em suas respectivas áreas do conhecimento. Nesse sentido, cada aluno da pós-graduação recebe um Orientador especificamente qualificado (um Professor Doutor) que vai acompanhá-lo durante todo o curso, apontando-lhe os rumos mais eficazes para obtenção dos objetivos de seu projeto de pesquisa.

Essa dissertação é um estudo teórico de natureza reflexiva, sobre um determinado objeto, convertido em um tema e situado em uma das linhas de pesquisa do curso. A dissertação de Mestrado é, obrigatoriamente, de cunho reflexivo-teórico em torno de uma ou de várias questões envolvendo o objeto escolhido. Como parte da dissertação, pode ser aceito um produto audiovisual em que estejam sintetizados os pressupostos teórico-reflexivos do pesquisador. A dissertação deve ser expressa em um texto com organização lógica, que expresse um ponto de vista do pesquisador, inclusive com argumentos teóricos, opiniões e fundamentos de outros pesquisadores. Deve, ainda, estabelecer relações de causa e consequência, dar exemplos e tirar e apresentar conclusões.

Para frequentar o curso é necessário se inscrever e passar por um porcesso seletivo que envolve uma prova escrita, uma prova de proficiência em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês), a análise do curriculum vitae (Lattes) e da proposta de pesquisa (que você já deve levar pronta) e passar por uma entrevista individual.

Veja abaixo o que diz o site: 

OBJETIVO
O Mestrado em Comunicação da Anhembi Morumbi é um centro de pesquisas, estudo e ensino para a produção de conhecimento e intercâmbio intelectual na área da comunicação. Está preparado para receber, absorver, desenvolver e treinar discentes e docentes que demonstram vocação e capacidade para a pesquisa e o ensino nessa mesma área e em áreas afins.
O Programa tem como área de concentração a "Comunicação Contemporânea". Estuda, em todos os seus aspectos, as manifestações comunicacionais da contemporaneidade, especificada pelo território dos dispositivos midiáticos, multimidiáticos e hipermidiáticos da comunicação massiva. Essas manifestações, resultantes de um determinado momento tecnológico (fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, Internet, CDROM, telefones celulares e congêneres), veiculam mensagens configuradas, técnica e expressivamente, em imagens, sons e imagens em movimento.
O curso formará profissionais com habilidades acadêmicas ou extra-acadêmicas suficientes para se debruçarem sobre os aspectos científicos da comunicação, estudando, examinando, produzindo e aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes nessa área.

LINHAS DE PESQUISA
Na Anhembi Morumbi há duas opções de linhas de pesquisa. Os objetos desta linha são os processos sociais que fundamentam o universo contemporâneo, considerando-se as trocas e interações que os meios e as tecnologias audiovisuais da comunicação estabelecem com a coletividade dos indivíduos que deles se serve.
LINHA 1 - ANÁLISES EM IMAGEM E SOM
Os objetos desta linha são as diferentes práticas de análises de produtos e linguagens audiovisuais, considerando-se as formas expressivas, dimensões da experiência estética e estratégias do entretenimento no universo da comunicação contemporânea.
LINHA 2 - MEDIAÇÃO, TECNOLOGIA E PROCESSOS SOCIAIS
São os desdobramentos da área de concentração. Cada linha congrega um conjunto de temas afins, que delimita os campos de interesse e saberes de um grupo de docentes e discentes do programa.

DISCIPLINAS
Obrigatória:
- Comunicação e teorias do contemporâneo
Optativas:
- Conceitos culturais do pop nos meios de comunicação massivos
- Efeitos das tecnologias da comunicação
- Estética dos meios audiovisuais
- Formas seriadas nos meios audiovisuais contemporâneos
- História e mídias audiovisuais contemporâneas
- Metodologias contemporâneas na interface história e audiovisual
- Metodologias de análises em imagem e som
- Modos narrativos nas mídias
- Novas mídias e práticas socioculturais
- Tecnologias da comunicação e identidades contemporâneas
- Tecnologias da comunicação e sociabilidades
- Tendências das formas nos meios de comunicação contemporâneos
- Teorias e práticas das análises de produtos e linguagens audiovisuais
- Teorias e técnicas da animação contemporânea

DURAÇÃO
24 meses
Horário das aulas: não informado

PREÇOS
Preço para 2011: não informado
Para o primeiro semestre de 2011 as inscrições já se encerraram.
Em breve lançarão novo edital para o segundo semestre.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
http://www.anhembi.br/
Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 294 – Unidade 5 - Vila Olímpia
Fone: 0800 015 9020