sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hahnemühle - Conheça os papéis alemães para impressão fine-art

Eu já havia lido sobre a qualidade desses papéis e, nas galerias, já havia detectado o uso em diversos trabalhos fine-art.

Recentemente, li na Revista Photos & Imagens uma entrevista feita pelo repórter Bola Teixeira. Ele entrevistou, por e-mail, Norberto Klinke, o diretor de vendas e marketing dessa empresa alemã. Veja alguns pontos que destaquei na entrevista:

- A Hahnemühle (fundada em 1584) nasceu muito antes da fotografia, produzindo papel de carta e ofício. Ela tomou impulso junto à fotografia há aproximadamente 10 ou 12 anos, quando começou a saga das impressões inkjet voltadas para a fine-art. Na época a Hahnemühle desenvolveu o papel Photo Rag 308, um papel jato de tinta 100% algodão.

- Segundo Klinke, a Hahnemühle se preocupa com o meio ambiente. Eles usam energia gerada por água para a produção do papel e procuram utilizar algodão e celulose provenientes de provedores certificados com o selo FSC (Forest Stewardship Council) e matérias primas renováveis como bambu e cana-de-açucar.

- Para os fotógrafos de fine-art a ampla gama de opções de acabamentos ajudam na expressividade do artista. Há opção de diferentes texturas, cores, superfícies. Há o texturizado, o liso, o ultrassuave, de cetim, pérola, brilho e alto brilho.

- Além disso a longevidade do material também é importante para firmar o produto como obra de arte. Dependendo dos pigmentos usados na impressão a garantia certificada de longevidade é de 60 a 200 anos, dependendo das condições ambientais às quais as impressões são expostas.

Para visitar a página da Hahnemühle acesse:

Fonte:
Revista Photos & Imagens Ano 12 #75 - Matéria: Made in Germany