sábado, 4 de dezembro de 2010

FotoRepórter - Um espaço do grupo Estado para publicação fotojornalística

Luzes da árvore de Natal na região do Lago Municipal, em Cascavel, Paraná.
Foto: Julio Szymanski/ FotoRepórter/AE
Se você fizer uma foto que tenha valor jornalístico, uma opção é enviá-la para o Grupo Estado, composto pelo site Estadão e pelos jornais "O Estado de São Paulo" e "Jornal da Tarde".

O que é FotoRepórter
FotoRepórter é o canal de fotos do Grupo Estado onde os leitores podem enviar fotos de cunho jornalístico e contribuir com as publicações do Grupo. O projeto está no ar desde outubro de 2005 e é pioneiro no modelo de jornalismo participativo no Brasil.
Todas as fotos enviadas passarão por uma seleção e as melhores serão escolhidas para compor a galeria de fotos do FotoRepórter do estadão.com.br.
As fotos podem ser publicadas nos jornais O Estado de São Paulo e/ou Jornal da Tarde. Além disso, as imagens poderão ser disponibilizadas para venda, através da Agência Estado que comercializa conteúdo jornalístico, com clientes no Brasil e no Mundo.
O pagamento será por meio de crédito bancário. Caso uma foto seja utilizada pelo O Estado de S. Paulo, o valor pago será de R$ 85,00. Para o Jornal da Tarde, R$ 65,00. No caso de venda da imagem pela Agência Estado, o autor recebe 50% do valor líquido. O valor, nesse caso, depende de onde e como a imagem será veiculada.
Os leitores serão remunerados quando a fotografia for utilizada pelos veículos impressos do Grupo Estado (jornal o Estado de S. Paulo e ou Jornal da Tarde), ou quando a foto for efetivamente vendida pela Agência Estado.

Como participar
1- Preencha o cadastro online. Leia e aceite o termo de cessão de direitos sobre obras fotográficas. Menores de 18 anos devem ser representados pelos pais ou responsáveis.

2- Envie a foto para o e-mail indicado no site. Pelo celular, use o mesmo e-mail ou, se preferir mandar via MMS, digite o número 49700. É obrigatório que a foto tenha legenda. Para garantir o envio das imagens, é importante que os arquivos estejam nos formatos jpg, gif, jpeg, png ou pjpeg. Além disso, cada e-mail deve ter no máximo 5MB e não pode conter o arquivo em Zip.

3- Haverá uma seleção das fotos enviadas para publicação na galeria de fotos do FotoRepórter no site estadao.com.br. Posteriormente as imagens poderão ser publicadas nos jornais impressos do Grupo Estado e ou disponibilizadas para venda na Agência Estado.

4- Os autores das fotos veiculadas no portal estadao.com.br não serão remunerados. Só haverá pagamento aos autores das imagens publicadas nos jornais O Estado de S. Paulo e ou Jornal da Tarde, ou na hipótese de venda da imagem pela Agência Estado.

5- O informativo com as fotos publicadas e/ou comercializadas seguirá por e-mail, após o fechamento de controle e faturamento mensal. O mês inicia-se no dia 16 e termina no dia 15. No mês subsequente, as fotos publicadas nos jornais O Estado de S.Paulo e ou Jornal da Tarde, serão pagas no dia 15 e as fotos comercializadas pela Agência Estado, no dia 30.

Para enviar o material vá diretamente ao site do grupo Estado:
Acesse FotoRepórter