terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cartões de Memória - Velocidade, formato e manutenção

Numa entrevista concedida ao repórter Bola Teixeira, da Revista Photos & Imagens, Fabiano Cotait, gerente da Sandisk, dá as seguintes informações:

VELOCIDADE DO CARTÃO
Saber a capacidade do cartão de memória a ser comprado é importante, porém "outra pergunta se fazer é a velocidade de leitura e gravação do cartão. Os cartões variam de 9MB/s (mega bytes por segundo) até 90MB/s. (...) Para fotos contínuas quanto maior a velocidade, maior é o número de fotos por segundo que consegue captar, muito uutilizado nas fotos esportivas. Segundo: hoje as câmeras estão cada vez mais aumentando os megapixels e, portanto, os arquivos ficando cada vez maiores e, com isso, vem a necessidade de cartões com maiores capacidades e rapidez".

FORMATOS
"Existem quatro formatos de memória no mercado. O formato SD, que é utilizado na grande maioria das marcas, o Memory Stick, que é o formato proprietário da Sony, o Compact Flash, que é o formato utilizado nas câmeras profissionais de porte, as SLR, e o formato XD, que é o formato das câmeras Fuji e da Olympus."

MANUTENÇÃO
"Os cartões têm que ser armazenados em lugares arejados, não deixar expostos ao sol. Baixar constantemente os arquivos, não deixando muitos eventos no mesmo cartão, pois nunca se sabe o que pode acontecer, e após o download das imagens formatar o cartão pela câmera, para o cartão ficar sempre atualizado com as informações da mesma."

A entrevista completa está em:
Revista Photos & Imagens Ano 12 #74 JAN/FEV/2010