segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

André François ensina como tirar uma foto com câmera pin-hole

Saiu no site da TV Bandeirantes:

Veja como fazer uma câmera pinhole

1) Utilize papel cartão preto ou papel contato fosco para revestir internamente uma lata de leite em pó (ou outra lata ou caixa), inclusive a tampa. Veja alguns cuidados:
a) a cartolina preta comum não costuma apresentar bom resultado de vedação;
b) se a tampa da lata for de plástico, após o revestimento verifique se ela está totalmente vedada observando se não há passagem de luz; se houver, é necessário “reforçar” o revestimento;

2) Faça inicialmente um furo na lateral da lata ou caixa com cerca de 0,5 cm de diâmetro. Utilize um prego grosso de modo a garantir a circularidade do orifício. Apare cuidadosamente as rebarbas, com lixa ou grosa.

3) Corte um pedaço retangular de papel cartão preto com 2 cm de largura. Com uma agulha de costura nº 12 faça um furinho no centro do quadrado. Apare arestas de modo que o furinho fique perfeitamente circular.

4) Cole o retângulo de papel cartão furado com a agulha na parte de dentro da lata (caixa) em cima do furo feito anteriormente. Tenha cuidado para que o centro do furinho do retângulo fique no centro do furo da lata (caixa).

5) Coloque fita isolante em cima do furo, no lado de fora da lata. Esta fita será seu disparador para fotografar. Ao retirá-la, temporariamente, você permitirá a entrada da luz que sensibilizará o papel fotográfico;


Colocando o papel fotográfico

O papel fotográfico deve ser para foto preto e branco e pode ser encontrado em lojas especializadas em material fotográfico. Elas podem ser nos tamanhos 9 cm x 14 cm ou 10 cm x 15 cm, dependendo do fabricante. O papel deve ser manuseado em um quarto escuro, que não permita a entrada de nenhuma réstia de luz branca. Caso contrário, o papel será velado. Use apenas uma lâmpada vermelha de 15W, já que a luz vermelha não sensibiliza esse tipo de papel.

No quarto escuro, prenda o papel fotográfico na região interna da lata oposta ao furo. Você pode usar cola ou alguma fita adesiva para prender o papel. Tampe a lata, muito bem fechada.

Fotografando

O tempo de exposição, ou seja, o tempo em que o furinho fica aberto para a entrada da luz varia de 10 segundos, se o dia estiver bem claro, a 40 ou 60 segundos em dias nublados. Depois de várias fotos você conseguirá calibrar sua pinhole, que nada mais é do que compatibilizar a luz do dia com o tempo de abertura do furinho. Depois de feita a foto, a Pinhole somente deverá ser aberta para a retirada do papel na sala escura, ou então leve diretamente para um laboratório para revelar a foto.

André François é fotógrafo e participa da ImageMágica, um projeto que inicia pequenos cidadãos à mágica da fotografia.