sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeiro vídeo do mundo feito em HDR


Foi produzido, esta semana, o primeiro vídeo com tecnologia HDR (High Dynamic Range), que usa a justaposição de imagens com diferentes graus de exposição à luz para construir um resultado final com menos contraste de luz e maior visibilidade das áreas de sombra.
A tecnologia HDR já faz sucesso no mundo da fotografia. O próprio iPhone 4 recebeu a novidade e já tira fotos com "Grande Alcance Dinâmico" (HDR).
O vídeo foi produzido pela Sovie Montage Productions, um pequeno estúdio instalado em São Francisco, nos Estados Unidos. Para montá-lo foram usadas duas câmeras Canon EOS 5 Mark II. A escolha do equipamento, segundo o produtor, foi devido ao rendimento fantástico da máquina combinado ao “preço modesto”.
O vídeo acima exibe as imagens capturadas por cada uma das câmeras, uma delas com o valor de exposição calibrado para +2 e a outra para -2, e depois o resultado da justaposição.
A técnica usada para unir as imagens das duas Mark II não foi revelada pelos produtores do filme, mas é provável que muitas ferramentas de processamento tenham sido aplicadas na pós-produção antes que surgisse o resultado final.
A dica é do Lucas Martins.
Baseado na postagem de Eduardo Godarth do site Baixaki.