domingo, 21 de novembro de 2010

Flare ou glare?

Foto de PH
14/06/09 - PH perguntou:
Parabéns pelo site, ja está nos favoritos, eu estou com uma dúvida, em fotos noturnas têm aparecido uns reflexos que não sei como tirar. Veja a foto enviada. Os reflexos a que me refiro estão marcados com setas... marquei alguns. Quem puder dar uma ajuda fico muiiito grato. A lente é uma sigma 70-300mm APO, com uma Nikon D100.

Beth respondeu:
Oi PH, esses reflexos estão com toda a característica de serem os malditos "flares". Tratam-se de reflexos criados pela própria objetiva que, composta por diversas lentes, fazem com que a luz direta ao passar através delas, criem essas famigeradas manchas. É como se uma lente se refletisse na outra... e assim por diante... A lente limpa, livre de gordura, diminui esse espalhamento de luz, mas não acaba com o problema.
Usar filtros (como o polarizador, por exemplo) também pode ajudar a diminuir. Quando há luz direta de sol forte ou pontos específicos de luz direta no ambiente (os postes de iluminação), os flares se multiplicam demais. Nesse caso recomenda-se o uso de pára-sol (uma espécie de protetor para a lente). Há lentes onde isso é bem reduzido, são as chamadas ANTI-REFLECTION COATED LENS, nas quais o problema pode desaparecer.
 
Marlon respondeu:
Acho que o problema na foto pode não ser um flare, mas sim um glare.
 
Beth respondeu:
Pode ser mesmo. Veja este link: