sábado, 6 de novembro de 2010

Curiosidades Sobre a Percepção da Cor

A correta reprodução das cores preocupa fotógrafos que precisam de fidelidade entre o "real" e o representado pela fotografia.
Dependendo da fonte de luz que ilumina o objeto, a cor desse objeto é vista diferente.
Eu mesma já entrei numa loja e comprei um casaco que parecia ser de uma cor, porém, ao usá-lo sob a luz do sol vi que a cor era completamente diferente da que vi na loja.
Coitado do fotógrafo que precisa registrar as cores fielmente, como os da área de publicidade e os que reproduzem obras de arte pois dependendo da fonte que ilumina o objeto, a luz refletida será vista diferentemente.
Com isso, após o fotógrafo ultrapassar a barreira de "registrar fielmente as cores", segue-se o desafio de olhar as imagens produzidas para saber se deu tudo certo.
Então, se sua foto for digital e precisará ser analisada na tela do computador, preocupe-se em manter seu monitor calibrado, sua temperatura de cor precisa ser de 6500K e use uma lâmpada no ambiente (no local onde ele fica) de código iluminante D65.
Se for olhar uma foto impressa no papel, melhor olhar com luz natural ou comprar uma dessas lâmpadas denominadas "lâmpadas gráficas" especialmente desenvolvidas para se olhar fotos. Uma delas é a da Philips código TL-D90 Graphica Pro 58W/950 SLV (5000K - IRC 98).