segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como conseguir habilitação para atuar como repórter fotográfico

05/11/10 - Raphael perguntou:
Oi Beth! Como está? Eu vim aqui pra perguntar uma coisa, mas vou transformar minha pergunta em sugestão. Primeiramente, adorei o blog!! Óoooooooootima ideia! Gostaria que falasse sobre como ser fotógrafo de jornal. Lembro que falou uma vez na aula, sobre como conseguir a licença e tudo mais. Já agradeço.


Resposta:
Oi Raphael, dei uma olhada no site do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e encontrei esta publicação datada de 06 de outubro de 2010:


"A Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, está reabrindo a emissão de Atestados de Capacitação aos jornalistas de imagem (diagramadores, ilustradores, repórteres cinematográficos e fotográficos). A emissão do documento foi suspensa desde a publicação da sentença do STF extinguindo da Lei 972/69 a exigência do diploma, o que suscitou, tanto à Corfep como ao MTE a necessidade de adequar-se à nova situação.
Neste novo quadro, a Corfep decidiu que a partir de agora, até o final do mês de novembro, serão analisados os pedidos de novos registros (MTB) para jornalistas de imagem, segundo o Informe 01/2010 da Corfep."

Ou seja, desde que resolveram não exigir mais o diploma de jornalismo para uma pessoa exercer a profissão de jornalista, a própria emissão das Carteiras de Habilitação de Repórter Fotográfico sofreram algumas mudanças também. Vamos ver do que trata o Informe 01/2010, que segue abaixo transcrito:

Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Coferp)
Informe 01/2010

Para obtenção do registro será necessário os seguintes documentos:
1. Disposições preliminares

1.1 O processo é de caráter definitivo, destinado a interessados que atuam na produção e divulgação de informações em formato de imagens em veículos/programas jornalísticos.
1.2 O período das inscrições será de 24 de setembro de 2010 a 30 de novembro deste ano.
1.3 O registro será concedido mediante a apresentação de documentos, com currículo comprovado e pagamento de taxa de registro.
1.4 O pagamento da taxa será de R$50,00 – fora o pagamento das despesas com postagem/Correio.
2. Documentação
2.1 No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
a) Currículo comprovado com seis publicações ininterruptas, no prazo de um ano, ou cópias do expediente da publicação com o nome do profissional solicitante do registro. Serão aceitos recibos de pagamentos, em caso de ausência de relação de trabalho (freelancer).
b) Cópia da carteira de identidade;
c) Cópias de todas as páginas preenchidas da CTPS (atualizadas);
e) Comprovante de residência no Estado de São Paulo, na área relativa à Sede ou Regional do SJSP onde o registro foi requerido;
f) Uma foto recente 3x4;
Em tempo: Os casos que não se enquadram nos critérios acima serão analisados pela Coferp. A partir de dezembro de 2010, a Coferp estabelecerá provas técnicas para a liberação dos novos registros.
São Paulo, setembro de 2010"

Na verdade não mudou muito. Primeiro o interessado deve conseguir um trabalho como fotógrafo num jornal ou revista. Em geral se começa a carreira num pequeno jornal de bairro ou em alguma pequena revista.
Tanto faz se você vai ter ter um registro na Carteira de Trabalho ou ser freelancer e emitir recibos.
Assim que você conseguir obter, dentro de um ano, seis publicações ininterruptas de fotos, deve-se juntar esse material e levar até o Sindicato.
O texto deixa claro que seu nome deve estar citado como autor das fotos, seja ao lado do material, seja no expediente do jornal ou da revista.
Daí é providenciar os outros documentos e fazer a solicitação.
Para saber mais pode-se olhar o site do SJSP ou ir pessoalmente até o local.

SJSP - Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo
http://www.sjsp.org.br/
Rua Rego Freitas, 530 Sobreloja - Vila Buarque
Fones: (11) 3217-6299 / (11) 3256-7191