sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Que lentes comprar junto com sua primeira reflex

01/10/09 - Tiago perguntou:
Pessoal, eu realmente apreciaria umas dicas de vocês. Eu tenho uma compacta Panasonic LS70 e estou quase jogando ela na parede, de raiva. Ela tira fotos lindas de dia. Mas fotos noturnas são um problema. As fotos noturnas sempre saem esbranquiçadas, estranhas, já testei todas as configurações possíveis e nada. Fui a Buenos Aires e quando vi o resultado das fotos noturnas que fiz no Puerto Madero quase tenho um ataque cardíaco. Decidi, então, botar em prática um plano que já tinha, de fazer um curso de fotografia e levar o hobby mais a sério. Eu estava inicialmente pensando em pegar uma D60. Mas vi que as lentes e os acessórios da Nikon, em geral, são mais caros que os Canon e, em pouco tempo, a economia que faria no corpo, eu perderia com os equipamentos. Então, nesse momento, estou mais ou menos fechado pra pegar uma Rebel XS ou XSi, dependendo do preço que encontrar. A dúvida, nesse momento, é quais lentes pegar. A XS vem com uma lente 18-55mm. A XSi eu posso pegar só o corpo. A minha dúvida é que, num primeiro momento, eu achava que o ideal era ter lentes com alguma versatilidade, como essa do kit da XS, mais uma 55-200mm. Só que eu tenho visto nos fóruns algumas pessoas dizendo que é importante pra aprender fotografia ter, inicialmente, umas três lentes de distância fixa, como 50mm, 28mm e 84mm. A minha dúvida é por que ter três lentes de distância fixa, se eu posso ter um conjunto que varre várias distâncias, inclusive essas fixas? Qual o kit de lentes apropriado pra um iniciante? Minha intenção é fotografar lugares abertos, sobretudo em viagens.

Resposta:
Quando comprei minha primeira digital reflex eu também comprei só o corpo pois achei que a lente 18-55mm que vinha no kit não seria muito interessante por ser pouco versátil. Acabei comprando uma lente Sigma 18-200mm para, com uma lente só, ter um zoom relativamente poderoso sem ter que carregar e ficar trocando 2 objetivas em viagens. Por um lado realmente foi bom pois gastei pouco, comprei uma lente leve, de boa marca, porém não tenho grandes aberturas o que dificulta seu uso quando o dia não está tão claro.
Além disso, se compararmos a nitidez, a definição de traçado, de uma lente fixa com uma zoom, as com zoom perdem de longe devido ao número de elementos dos quais elas são compostas. Então é uma questão de prioridades.
Hoje tenho essa lente Sigma, mais uma objetiva Canon 70-300mm e acabei comprando também uma objetiva fixa de 50mm com maior abertura. Essa falta de nitidez das lentes zoom acaba fazendo falta em certos trabalhos específicos.
Quanto à sua Panasonic LS70 não sei dizer nada sobre a qualidade do equipamento mas eu, pessoalmente, evito um pouco a marca por más experiências anteriores. Entretanto, antes de jogar a câmera na parede, poste alguma dessas fotos esbranquiçadas e conte prá gente o modo de operação que usou, o ISO, etc... prá ver se o problema foi a câmera ou a configuração, ok?

Tiago respondeu:
Oi, Beth! Obrigado pela resposta! Eu entendi as diferenças entre as lentes. Estou pensando em comprar o corpo da XSi e uma lente 28-105mm pra começar. Só preciso ver como vou fazer pra comprar.
Quanto à LS70, eu subi umas fotos que fiz com ela pra vocês verem.
Essa primeira foi no Jardim Japonês de Buenos Aires:
http://i526.photobucket.com/albums/cc348/lonnewolf_pe/boa.jpg
Essa outra foi nos Andes (o pico nevado é o Aconcágua):
http://i526.photobucket.com/albums/cc348/lonnewolf_pe/boa2.jpg
Nas fotos diurnas eu não vejo muitos problemas. Ao menos pra um completo amador como eu. Vou fazer um curso agora em dezembro pra entender um pouco mais.
Agora as noturnas problemáticas:
Puerto Madero:
http://i526.photobucket.com/albums/cc348/lonnewolf_pe/esbranq.jpg
Casa Rosada:
http://i526.photobucket.com/albums/cc348/lonnewolf_pe/esbranq2.jpg
A câmera tem um modo tem modos de balanço de brancos manuais, mas pra ambientes fechados ou de dia. Pra noite uso o modo automático mesmo. O ISO é automático (você define o máximo). Como dá pra ver nas fotos, mesmo com o estabilizador de imagem ligado, é difícil focar. E a imagem fica tremida, com esse aspecto lavado. E isso me dá a vontade de jogar ela na parede...

Resposta:
Oi Tiago, dei uma olhada nas fotos. As diurnas estão normais.
A noturna de Puerto Madero está tremida. O problema não é foco não. Apesar da câmera poder compensar a falta de luz no ISO e abertura automatizados, mexer apenas com esses 2 fatores não foi suficiente e ela teve que apelar para a velocidade, baixando-a. Sem tripé o resultado é fatalmente uma foto tremida, apesar do estabilizador. A solução aqui seria o tripé.
Na foto da Casa Rosada como havia mais luz a câmera equacionou melhor não precisando baixar tanto a velocidade. A foto tem foco e não está tremida. O esbranquiçado que aparece nela se dá porquê as câmeras fotográficas possuem fotômetros embutidos que entendem apenas a leitura da luz refletida. Quando a cena possui muitos pontos de luz incidente (como neste caso) essa luz é mal interpretada pelo equipamento fazendo a câmera optar por um trio (abertura, ISO, velocidade) incorretos. Além disso a incidência direta da luz sobre o sensor em geral provoca esse esbranquiçado, principalmente com grandes aberturas (diafragmas muito abertos). Para resolver isso um fotógrafo poderia usar um fotômetro de mão e obter uma medição mais precisa ou tentar equacionar uma entrada menor de luz baixando o ISO (ele parece bem alto), diminuindo a abertura (compensando o problema na velocidade) ou calibrando a câmera para obter resultados de luz negativos como -1 ou -2.