quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é distância focal de lente

04/10/09 - Fábio perguntou:
Olá. Sempre que leio sobre fotografia, me deparo com os mm das lentes. Juro que já li de tudo e não consigo entender praticamente nada. Por exemplo, a câmera que estou interessado em comprar, a Fuji s100fs, tem o seguinte alcance focal: 28 mm - 400 mm. Como entender isso? Ela é uma super zoom, como descobrir a distância máxima de zoom através destas medidas em mm? É uma pergunta meio complexa, espero que alguém tenha entendido.

Resposta:
Oi Fábio, todas as lentes alcançam foco no infinito.
As distâncias focais (18mm, 50mm, 300mm, etc...) apenas modificam a amplitude lateral de visão.
As mais curtas (ex: 18mm) são as grande-angulares, cujo ângulo de visão é bem grande como o nome já diz. Se você estiver numa sala pequena, consegue fazer um enquadramento pegando boa parte dela.
Já as mais longas (ex: 300mm) são as teleobjetivas, cujo ângulo de visão é bem fechado. Essas funcionam como uma luneta ou um telescópio, ou seja, fecham bem o enquadramento porém aproximam demais os elementos que estão distantes.
Essas medidas em mm são feitas medindo-se a partir do centro óptico da objetiva focada no infinito (é o ponto onde a luz refletida se cruza dentro da lente) até o plano do filme ou sensor (chip).

04/10/09 - Marco Antônio perguntou:
Deixa eu participar dessa conversa :). Ótima explicação. Ficou claro o que é distancia focal, Beth. Agora, como é que calculo o fator de zoom de uma determinada distância. Exemplificando: eu tenho uma lente Canon 55-250 mm 4-5.6 IS. O quanto de aproximação tem o lado tele da lente (250mm) e como eu chego a esse resultado?
Resposta:
Oi Marco, fiquei aqui alguns minutos pensando na sua pergunta mas acho que podemos racionar juntos: o olho humano equivale a uma lente de 50mm numa câmera de filme 35mm ou digital fullframe. Se você utilizar uma lente de 200mm, por exemplo, nessa mesma câmera, você estará trazendo 4x mais perto o elemento em questão. Em lunetas é mais fácil esses fatores já virem calculados, porém nas lentes de câmeras fotográficas raramente vejo essas referências. Os livros de fotografia mencionam mais os ângulos de visão do que o fator de aproximação ou de afastamento.
Para saber exatamente da sua lente, a primeira coisa seria verificar se sua câmera é ou não fullframe. Se for fullframe o fator de ampliação será de 5x. Se não for fullframe, então precisaríamos pegar o fator crop, calcular o que seria a visão humana na sua câmera, para depois fazer a conta.
Cuidado para não confundir esses cálculos todos com o fator de zoom. Ou seja, se sua lente é uma 55-250mm, ela possui um fator de pouco mais de 4,5x, já que 55 x 4,5x = 247,50mm.
Marco respondeu:
Obrigado, Beth. Minha câmera é uma Rebel XSi/450 D. Acho que o fator crop dela é 1.6 mas preciso confirmar. Vou verificar e fazer os cálculos que você indicou. Já deixei meu nome na unidade de Vila Mariana e já recebi confirmação do recebimento. Tudo indica que em Janeiro vou estar numa das suas turmas de curso. Abraços.
Resposta:
Com fator crop 1,6x o que você tem na verdade é uma objetiva que visualmente equivale a uma 88-400mm (ou seja, 55-250mm x 1,6). Na posição 250mm (que equivale a 400mm numa câmera fullframe) você enxergará o elemento 8xs mais próximo. Aliás, nem precisaríamos dar toda esta volta pois eu já havia calculado 5x se sua câmera fosse fullframe. Como o fator crop é de 1,6x, então 5 x 1,6x = 8x.