sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como tirar fotos em pistas de dança


Beth Barone
Em 03/09/09 Monnike perguntou:
Tenho uma dúvida, como consigo pegar os efeitos de luz da pista de dança sem que as pessoas fiquem "borradas" (ao se movimentar)? Sei que tem que ser sem flash, mas, no escuro, o tempo de abertura fica maior, para captar a luz, e consequentemente as pessoas ficam borradas pq estão dançando.

Resposta:
Oi Monnike, essas fotos são feitas com flash, porém esse flash deverá estar associado a uma velocidade lenta de obturação. Recentemente bati algumas (veja foto) e tive que ir testando algumas velocidades e ISOs até acertar. As fotos que mais gostei estavam com o flash levemente rebaixado (-1) com a finalidade de não deixar as fotos claras demais e perder o colorido das luzes, o ISO era o 400 ou o 800 e as velocidades estavam em torno de 1 segundo inteiro, 1/2 segundo, 1/4 de segundo (observe o borrão gerado no movimento do rapaz de camiseta branca á esquerda ou mesmo a a mão segurando o cigarro). Variava um pouco por conta do tipo de lente que eu usava e da iluminação que oscilava. Só precisa ver se sua câmera aceita essas regulagens.

Monnike escreveu:
Obrigada, Beth! Ajudou muitíssimo! Tenho uma D40, mas estou aprendendo a usar o modo manual. Abertura, velocidade, sou meio ruim de calculos, rs...

Resposta:
Para fazer essas fotos pode-se usar o modo S (ou TV se fosse Canon) da câmera. É só indicar a velocidade e deixar a abertura por conta da câmera. O flash embutido é TTL, ou seja, opera bem nos automáticos e semi-automáticos.