quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Formato de Sensor

08/02/08 - Pit perguntou:
Galera gostaria de saber se alguém pode me dizer o que é?
1) Full Frame e pra que serve.?
2) Fator Crop e pra que serve?
Valeu!

Resposta:
Full frame é a designação dada para câmeras digitais cujo sensor tenha a mesma medida de um filme de 35mm, ou seja, 24x36mm. Um exemplo de câmera fullframe é a Canon EOS 5D ou a 1D. Se você comprar uma lente de 50mm e colocar nela vai visualizar e fotografar a mesma coisa que fotografaria com uma câmera de filme de 35mm.
Acontece que a maioria das câmeras digitais não possui sensores desse tamanho.
Na maioria das vezes eles são menores do que isso.
Veja o caso da Rebel XTi. Seu sensor é 1,6 vezes menor do que um fotograma de 35mm. Com isso, se você pegar uma objetiva de 50mm (que na classificação de lentes seria considerada uma lente normal, ou seja, de ângulo de visão parecido com o do olho humano) e colocar numa Rebel, a visualização que você vai ter do mundo será o equivalente a utilizar uma lente de 80mm (50mm x 1,6) na câmera de filme, ou seja, sua visão será de uma teleobjetiva. Diz-se então que 1,6 é o fator crop da Rebel.
E assim vai... há câmeras ultra compactas com fator crop altíssimo. São câmeras com um sensor minúsculo que basta instalarem por lá uma lente bem curta que ela logo se transforma numa normal ou tele.