quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Flash Manual x Flash Eletrônico (TTL)

25/02/08 - Pi e Ricardo postaram perguntas sobre regulagem de flash.

Resposta:
Existem basicamente 2 tipos de flashes no mercado: o Flash Manual e o Flash Eletrônico.

FLASH MANUAL
Se você possui um Flash Manual, a câmera deve ficar na posição M (Manual) e tanto a velocidade quanto a abertura serão reguladas por você. Nesse caso a velocidade usada é a de SINCRONISMO do flash, uma velocidade que em geral é alta, podendo ser de 1/90seg ou 1/125seg ou até mais. Ela vem indicada no manual de instruções do flash. Já a abertura é regulada através de uma tabela que o fotógrafo deve consultar foto por foto. Essa tabela vem junto do flash e cruza as informações DISTÂNCIA com ISO. Nesse cruzamento acha-se o número f que deverá ser regulado por você. Só daí se tira a foto. Não se usa o fotômetro.

FLASH ELETRÔNICO
O Flash Eletrônico, também conhecido como Flash TTL, é um flash inteligente que deve ser usado sempre nos modelos DEDICADOS, ou seja, ele tem que ser da marca da câmera ou feito para aquele equipamento específico.
A câmera, nesse caso, pode ficar em P (Program = Automático) e há modelos que aceitam os modos TV ou S ou mesmo AV ou A. Note que aqui trata-se de um flash que opera em automático.
Ao se instalar esse flash na câmera e ligá-lo em ON, a câmera já sabe que ele será usado.
É interessante observar que a câmera estando em TV (ou S), ao se girar o anel a procura de velocidades nota-se que as mais velozes desaparecem do display, pois elas estão fora do tal SINCRONISMO do flash.
As que estão disponíveis pode-se utilizar à vontade, optando-se pela mais veloz de todas caso se deseje congelar as cenas.
Como esse flash é inteligente, ao se focar o elemento em questão, o próprio equipamento cruzará as informações DISTÂNCIA e ISO, chegando sozinha ao numero f.
Como a câmera está em automático (P, TV...) ela mesma selecionará a tal abertura, restando ao fotógrafo apenas proceder ao disparo.
Há flashes TTL que aceitam trabalhar até no modo M, mas, diferentemente do Flash Manual no qual a tabela que vem nele determina as configurações de abertura e velocidade, neste, você escolhe a abertura que quiser, com a velocidade que quiser, que o próprio flash se autoregularará para emitir luz suficiente para que a foto dê certo.

Claro que há técnicas bem bacanas de fotografia com flash onde se usam velocidades baixas a procura de efeitos visuais, mas para o dia-a-dia e para começar a produzir fotos básicas de eventos deve-se primeiro conhecer que tipo de flash vocês possuem para depois ver como proceder.