terça-feira, 28 de setembro de 2010

Filtros UV e Polarizador

25/01/07 - Madeo perguntou:
Comprei no Natal um equipamento completo, através do Mercado Livre, composto por: Câmera Yashica FXD, Lente 42-75, Lente 75-200, Tripé, 2 Flashes, Disparador, Filtro UV e Filtro Polarizador. Tudo em excelente estado, por um preço camaradíssimo, e estou querendo me aprofundar em fotografia, já que acho que levo jeito. Mas estou com uma dúvida relacionada ao uso dos filtros: qual a função deles, e em que condições eu posso usá-los?
Resposta:
O filtro UV (Ultravioleta) é muito usado como filtro de proteção do primeiro elemento da lente. É para rosquear na objetiva e deixar eternamente. Ele praticamente não provoca efeitos na fotografia, mas penetra suavemente na radiação ultravioleta que é uma espécie de uma névoa que surge pela mnhã principalmente em região montanhosa.
Quanto ao PL (Polarizador) este é um filtro realmente especial. Ele consegue reduzir ou eliminar os reflexos oriundos de superfícies não metálicas como água, vidro, etc... Ele também tem a capacidade de acentuar o azul do céu sem alterar as outras cores da cena. Para utilizá-lo, rosqueie-o sobre o filtro de proteção (não precisa retirar o UV) e gire o elemento externo com as mãos, olhando pelo visor até obter o resultado desejado. Daí é só clicar.