quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dicas para uso do Flash Canon 580EXII

15/10/07 -  Fernando perguntou:
Pessoal, me dei de presente um Flash Canon 580EXII, eu li sobre vários assuntos referentes a ele em duas comunidades existentes, porem não achei nada de interessante, o que se ouve mais falar é o seguinte "é muito bom porem não sei usar quase nada dele" realmente li todo o manual e achei complicado.
A questão é o seguinte, qualquer dica é bem vinda, não achei nada no forum sobre o assunto seria legal explorarmos a utilização dos flash mesmo que seja dos mais simples. Obrigado.

Resposta:
Oi Fernando, estou dando uma olhada nas especificações do seu flash (Canon 580EXII) e trata-se de um equipamento TTL, cuja sigla significa, through the lens. Flashes TTL são também chamados de ELETRÔNICOS, pois eles, diferentemente dos flashes MANUAIS, fazem a medição de luz através da lente e têm a capacidade de regular a abertura do diafragma sozinhos.
Num flash MANUAL o fotógrafo tem que regular essa abertura através de uma tabela que acompanha o flash. É uma tabela que cruza as informações "distância em metros" com "ISO de filme", indicando, nesse cruzamento a abertura do diafragma.
Nos TTL isso tudo ficou bem simplificado pois a própria câmera através do sistema de foco informa ao flash a que distância ele está do elemento que vai ser fotografado, além de informar o ISO selecionado. De posse dessas duas informações o próprio flash possui um software que indica o número f (abertura), envia a informação para a câmera e, automaticamente a abertura é selecionada.
A principio, portanto, esses flashes foram desenvolvidos para serem usados com a câmera em P, para que o sistema total de automatização opere. Mas hoje em dia há modelos que podem ser operados com a câmera em TV, AV e até mesmo em M, tranformando o flash em um modelo MANUAL.
Outra coisa que vi sobre seu flash é que seu número guia é 190 (no ISO 100), o que significa que ele é potente demais, ou seja, para tirar uma foto na distância de 1 metro (não observei se a medida estava em pés) a câmera teria que ter a abertura 190, ou seja, estar extremamente fechada para a foto não ficar estourada. Em geral esses flashes têm um comando para colocá-los em 1/2 carga, 1/3 de carga... para poder bater fotos de perto.
Vi também que ele tem o alcance de 58 metros, o que realmente não é pouco.

18/10/07 - Fernando escreveu:
Beth obrigado pela força, eu tenho utilizado o flash no modo TTL, porem algumas fotos tem ficado um pouco escura, este flash opera tambem no modo manual, AV e TV.
Sobre a potencia parece alta mesmo e ele opera como Master e Slaver com outros flashs, (eu não consigo entender as nomenclaturas como GUIA e outros) sei que tem a ver com a potencia.
Eu reparei que no modo TTL para ele fazer a ajuste correto é necessário utilizar o botão (FEL) pre-flash, ai sai tudo bem.
No modo manual por regra (porem sem entender) eu utilizo velocidade 1/60, mais não tenho conhecimento suficiente para utilizar em manual porque existem outras regulagens como carga (acredito que este deve ser quando digo a distacia do objeto a ser fotografado) enfim o manual não consegui em português, somente de uma versão anterior, e mudo bastante coisa.
Uma coisa emgraçada é que ele tem varios alarmes, pisca uma coisa, depois pisca outra tipos assim (Eu to dizendo que você vair errar!)
Este flash pelo que eu li é profissional, existem diversas regulagens para serem feitas nele e na camera (a minha é uma rebel xti ou D400) porem o piloto que sou eu to quebrando a cabeça para tirar proveito do equipamento.
Por isso que eu quero fazer o curso, estou com um monte de informação na cabeça mais na hora de passar para a prática tenho apanhado bastante.
Eu postei sobre este assunto porque eu li diversas coisas sobre utilização deste e outros flash e sinceramente cada pessoa fala uma coisa sem muita base técnica no meu sentimento.

Resposta:
É... seu modelo de flash é bem completo, mas agora você já sabe que se resolver usar o flash em modo manual a câmera também deverá ficar em M e daí tem que consultar tabela, fazer ajustes com a mão e tudo mais.
Essa história de MASTER e SLAVER diz respeito a utilização do flash como PRINCIPAL (MESTRE) ou SECUNDÁRIO (ESCRAVO). Sabe quando você vai a um casamento e vê o fotógrafo tirando fotos com flash enquanto um assistente segura um flash sem câmera apenas para ajudar a iluminar o elemento principal? Trata-se de um sistema de fotocélula em que um manda e o outro obedece: MASTER E SLAVER.
O número Guia é apenas uma medida que ajuda a calcular a abertura para cada distância e ISO. Ele é usado numa fórmula: Número Guia : Distância em metros = número f. Ou seja se o número Guia para ISO 100 fosse 22, teria que usar abertura f/22 para tirar fotos a 1 metro.
Quanto a velocidade, no modo P já vai aparecer de cara na câmera a velocidade de sincronismo, no modo TV ou M você pode ir subindo até a última que aparecer, pois como o sistema é inteligente ele não permite a utilização de velocidades muito rápidas, que dariam erro na foto.
Quanto às velocidades mais baixas pode usar até em 1" ou 30" ou mesmo B (bulb) se quiser, sai uma foto com efeitos interessantes pois mistura o efeito de congelamento do flash com os borrões da velocidade baixa.
Quanto a regulagem de CARGA ela pode ser usada para acertar distâncias (mais fraco para fotos muito próximas) ou quando você vai usar, por exemplo, sob o sol, e quer um disparo fraco apenas para preenchimento de sombras.
Teria mesmo que aprender primeiro foto para depois destrinchar esse manual de instruções, pois seu flash tem até luz estroboscópica!